Além de possuir diferenciais competitivos, produtos e serviços de qualidade também é preciso fazer com que o público alvo tenha acesso ao que a empresa oferece de melhor para ele. Ou seja, além de oferecer soluções para as demandas dos clientes também é preciso informar aos clientes que essas vantagens existem. Uma das formas mais inteligentes de interagir com o público alvo nos dias de hoje é por meio do marketing digital.

O marketing digital é nada menos que todas as ações de marketing que serão realizadas por meio da internet, ou seja, pelo meio digital. Essas ações têm como principal objetivo a divulgação de produtos, serviços bem como a própria marca do negócio. Com isso, a empresa consegue manter os clientes engajados, fidelizar clientes e atrair a atenção do público alvo em geral. Trata-se de uma ferramenta muito útil e indispensável para qualquer negócio que precisa sobreviver no acirrado mercado dos dias de hoje.

Estar presente no meio digital não é apenas um diferencial da empresa, pois tornou-se algo obrigatório devido ao grande número de usuários que estão conectados na rede diariamente. Só no Brasil, segundo pesquisa TIC Domicílios, em 2020, existiam mais de 134 milhões de usuários com acesso à internet. Ou seja, três em cada quatro brasileiros acessam a internet com frequência. Diante de um cenário como esse é impossível não investir em marketing digital.

Com isso, fica evidente que o marketing digital é uma ferramenta que já deveria estar sendo usada pela empresa. Porém, se ainda existem dúvidas quando a necessidade de utilizar o marketing digital, então para tirar essa dúvida serão destacados ao longo da matéria alguns pontos que mostram que está mais do que na hora de implementar o marketing digital.

O negócio precisa de mais clientes, mais vendas

As tradicionais formas de marketing já estão sendo aplicadas, mas os resultados não são esperados. É preciso atrair mais clientes e efetuar mais vendas para que os resultados planejados sejam alcançados. Esse é um cenário perfeito para investir em estratégias de marketing digital. Se as ações já adotadas não estão surtindo o efeito esperado é porque o público alvo não foi atingido da forma correta.

O negócio precisa de mais clientes e mais vendas, enquanto que milhões de pessoas estão entrando na rede de internet diariamente. Essa é a oportunidade perfeita de apresentar as soluções da empresa para essas pessoas. O marketing digital consegue fazer isso e atrair mais vendas e clientes para o negócio.

O negócio precisa de mais exposição

Como já destacado, não interessa ter um bom produto ou serviço se ninguém os conhece. O marketing digital é um grande aliado das empresas que precisam de uma exposição maior do produto ou serviço oferecido. Essa exposição é um dos principais fatores que levam boa parcela do público alvo a virar clientes fiéis. Eles precisam conhecer e entender como o produto ou serviço funciona e essa tarefa o marketing digital consegue fazer com maestria.

É preciso investir em marketing, mas o orçamento é pequeno

Uma das vantagens do marketing digital é que ele possui um custo total bem mais baixo quando comparado as ações de marketing mais tradicionais. Algumas alternativas são, inclusive, gratuitas. Esse é o cenário ideal para pequenas empresas que não possuem capital para investir em marketing ou empresas com nichos específicos de clientes e precisam de campanhas de marketing muito personalizadas.

Ações simples como a criação de um site e/ou blog e até mesmo páginas em redes sociais famosas são formas inteligentes de criar estratégias de marketing digital sem gastar quase nada. O melhor de tudo é que essas ações básicas conseguem cumprir o objetivo da ação de marketing: entrar em contato com o público alvo e mantê-lo engajado.

Medir os resultados das ações de marketing

Uma grande dificuldade enfrentada pelas empresas é, sem sombra de dúvidas, medir os resultados de uma ação de marketing. E esse é um detalhe muito importante para saber se a estratégia adotada é realmente válida, se está trazendo resultados e quais os efeitos sobre vendas e clientes.

No marketing digital essa tarefa é mais simples e pode ser feita em tempo real assim que uma campanha for lançada. Cada conversão em venda pode ser rastreada a qualquer momento de forma que é possível saber exatamente quais foram os impactos da estratégia adotada no número de vendas.

A principal vantagem é que a empresa saberá rapidamente o que está trazendo resultados e o que pode ser melhorado para que esses resultados sejam otimizados.

Dificuldades para fidelizar clientes

Está muito difícil de reter clientes? Então esse é o momento certo para investir em marketing digital. Fidelizar um cliente tem um custo menor do que conquistar outro cliente, por isso, esse conceito é de fundamental importância para o negócio. Além de criar um público fiel que irá comprar com regularidade o negócio ainda contará com pessoas que vão indicar a marca para outros possíveis clientes, ou seja, marketing espontâneo.

No marketing digital é possível aumentar a percentagem de fidelização de clientes. Um dos exemplos disso é o chamado e-mail marketing, que são mensagens enviadas para a caixa de entrada do cliente. Nesse e-mail é possível incluir ofertas e promoções exclusivas de acordo com as preferências do cliente, destacar as novidades bem como as melhorias adotadas no atendimento e etc.

Dessa forma, fica evidente que o marketing digital é uma ferramenta fundamental para qualquer negócio que deseja criar ou fortalecer uma identidade digital. Não estar presente no ambiente digital é quase que uma negligência haja vista o número enorme de usuários conectados diariamente.

Além disso, com o advento da pandemia novos usuários foram adotando o caminho das redes para realizar compras online, por exemplo. Muitos desses usuários fizeram suas primeiras compras online nesse período. E já há pesquisas indicando que eles pretendem manter esse comportamento mesmo depois da pandemia. Com isso, a tendência é que cada vez mais o público esteja voltado para o meio digital. Esse é um dado mais do que suficiente para adotar o marketing digital agora mesmo como estratégia de marketing fundamental do negócio.