As ações de marketing são ferramentas muito importantes para as empresas num mundo tecnológico no qual o mercado é bastante dinâmico e competitivo. Para que uma empresa consiga desenvolver grandes estratégias e campanhas de marketing digital, por exemplo, é preciso contar com pessoas qualificadas. Dessa forma, os serviços de um profissional de mídia mostram-se imprescindíveis para que o marketing da empresa seja uma das principais alternativas para atingir mais pessoas.

O profissional de mídia, ou simples mídia como também é popularmente conhecido, será o colaborador cuja principal atribuição é o desenvolvimento da estratégia bem como o planejamento de toda a programação e veiculação de uma ação de marketing ou campanha publicitária. Dessa forma, é possível dizer que o profissional de mídia será o responsável pela conexão entre empresa e as ferramentas midiáticas que serão utilizadas para as ações e campanhas da empresa.

Quais são as principais atribuições desse profissional?

Uma das tarefas mais importantes que o profissional de mídia exerce é justamente o reconhecimento de públicos alvos e personas. Enquanto que o público alvo são todas as pessoas que a empresa espera atingir a persona é uma modelagem fictícia do cliente ideal para a empresa. Ou seja, por meio de pesquisas de mercado, dados e informações relacionadas ao consumo e comportamento das pessoas será traçado o perfil dos mais variados grupos. O objetivo é dividir e estudar separadamente esses grupos de forma a encontrar as melhoras formas de interagir com eles em cada ação publicitária ou campanha de marketing.

Ele também é o responsável pelo monitoramento das movimentações nos veículos de comunicação utilizados nas peças publicitárias. Essa é uma tarefa crucial para medir o nível de engajamento que uma determinada campanha de marketing digital está gerando em redes sociais, por exemplo. Com isso, no caso do marketing digital e ações mais voltadas para o ambiente digital, o mídia terá que analisar dados como: número de cliques; número de acessos após o início da campanha; crescimento do número de seguidores nas redes sociais; grau de engajamento do público alvo; influência da campanha no número de conversões, ou seja, quantas vendas foram feitas ou serviços foram contratados por meio do marketing.

Conhecer o público alvo e monitorar as movimentações nos veículos de comunicação são tarefas importantes para que o profissional de mídia possa escolher com precisão as mídias mais adequadas para direcionar as campanhas de marketing. Todos os tipos de propagandas, ações publicitárias e campanhas de marketing devem ser lançados em plataformas corretas para que os resultados esperados sejam atingidos. Portanto, o mídia também terá a atribuição de escolher o melhor canal de comunicação, sendo que tal decisão leva em consideração vários parâmetros como o engajamento do público, perfil e comportamento dos clientes bem como preferências características de um determinado nicho.

Além disso, ele também é o responsável por fazer todo o planejamento de como o capital disponibilizado será gasto durante o processo de compra do espaço publicitário, seja através de meios on-line ou off-line.

Como já destacado, além de desenvolver um plano de marketing é muito importante medir e prever possíveis resultados. Logo, não adianta apenas ter grandes e inovadoras ideias. É preciso ter o mínimo de noção quanto à capacidade das ações de marketing trazerem resultado. É justamente por isso que o mídia também tem a atribuição de chefiar o plano de mídia, que é uma ferramenta utilizada no meio publicitário que dispõe de cálculos, métricas e parâmetros capazes de medir os possíveis resultados e determinar se aquela campanha será eficiente ou não.

Portanto, fica claro que o profissional de mídia é bastante útil quando o assunto é o planejamento, desenvolvimento e monitoramento de campanhas de marketing e ações publicitárias. A demanda por tais profissionais tem sido cada vez maior, haja vista o grande crescimento da mídia online. Hoje em dia uma empresa que não adota mídias online como fontes de marketing sequer são lembradas ou destacam-se em um cenário onde tudo é digital.

Serviços e produtos estão na palma da mão dos clientes, pois eles não precisam mais sair de casa para comprar alguma coisa. Logo, é muito importante saber como conectar-se com os clientes através de dispositivos como smartphones, tablets e computadores. E é justamente nesse ponto que o profissional de mídia pode auxiliar uma empresa a desenvolver sua marca por meio de ações no marketing digital.