Não é novidade que se esperava no decorrer dos anos um aumento significativo em compras online, mas em decorrência da pandemia ouve uma aceleração neste processo. Segundo dados publicados pelo instituto Locomotiva, logo no início do isolamento as compras em mercados digitais teriam sido de 30% sendo que este percentual é crescente. Nesta mesma pesquisa, foi abordado se as pessoas estenderiam suas aquisições para depois da quarentena e 49% responderam que sim.

EMPRESAS SE DESTACAM NA PANDEMIA ATRAVÉS DE PUBLICIDADE

A ideia de não precisar sair de casa para realizar uma compra, tem sido muito bem aceita pelos consumidores, que agora com apenas um clique, conquistam aquilo que tanto almejam. De fato, por muito tempo houve uma certa resistência em comprar algo via internet, por medo de realizar a compra em um lugar não muito confiável, por isso as empresas passaram a investir mais nos meios de comunicações digitais proporcionando a credibilidade de seus clientes.

Cada vez mais os gestores tem de se adaptar frente às mudanças do mundo, principalmente agora meio a pandemia. A preocupação financeira acaba sendo corriqueira, o que faz os empresários pensarem em alternativas para não serem “esquecidos”, ou seja, para manter uma empresa ativa em momentos assim, é preciso estar aberto as novas possibilidades do mercado.

A publicidade se tornou um novo meio de comunicação, entre produtor e consumidor. As empresas que se posicionam em momentos de crise, passam a ser entendida como parte de um todo, trazendo a ideia de familiarização ao seu cliente, que se sentirá acolhido. É importante que o estabelecimento se posicione, propagando a consciência coletiva, que será lembrado, após o isolamento, como um lugar confiável para se realizar uma compra.

Grandes empresas já se mostraram atentas ao momento, investindo fielmente em campanhas a fim de alertar a população sobre a importância de permanecer em casa neste momento, mostrando que uma marca não é somente um nome, mas que também carrega em si responsabilidades perante os seus consumidores.

PORQUE INVESTIR EM DESIGN GRÁFICO E MARKETING DIGITAL DURANTE A PANDEMIA

Em momentos de crise é importante saber reconhecer as oportunidades que delas, geram. A pandemia modificou o comportamento das pessoas, e o isolamento proporcionou que as mesmas passem mais tempos nos meios digitais, isso significa que, se o consumidor está agora na internet, o produtor deve encontrá-lo no mesmo, ou melhor, é preciso que o consumidor consiga facilmente encontrar a empresa.

Tanto o marketing digital quanto o design gráfico são profissões que ganharam muita visibilidade durante este processo, pois são eles que irão proporcionar a atenção que a empresa precisa. Enquanto um trará o nome do negócio o outro trará a identidade visual.

A internet é um mar digital, posicionar um negócio na mesma é se deparar com inúmeros concorrentes, que podem ser do mesmo país ou, literalmente, do outro lado do mundo. Por isso chamar a atenção através da publicidade, pode ser o caminho certo para “desafogar” a empresa, é possível criar uma publicidade chamativa, atrativa e que proporcione essa comunicação com o cliente.

No marketing é possível criar algumas estratégias, um exemplo disto é o trabalho SEO, que movimentará os sites das empresas, através de blogs, textos e redes sociais, mas também há outras formas de se chegar no cliente:

  1. Invista em um site: É preciso ficar bem posicionado no google, ou seja, a cada busca feita através de uma palavra-chave sua empresa deve aparecer na primeira página. Esta estratégia pode ser feita através de um blog que leve o consumidor a conhecer a empresa, ou é possível contratar o Google Ads, que deixará a mesma em primeiro lugar nas buscas do google, proporcionando que mais pessoas visitem o site e consequentemente realizem compras ou contratem um serviço.
  2. Faça parcerias: as influências no mundo digital são enormes e se conectar a elas podem trazer muita visibilidade no seu negócio, isso significa que, pessoas conhecidas nas redes sociais, podem usar uma certa marca e indica-la aos seus seguidores, fazendo a mesma ser conhecida e creditada por muitas pessoas.
  3. Comunicação é importante: converse com o seu cliente, ou seja, não use os meios digitais apenas para oferecer um produto, mas também para mostrar que o consumidor é importante para a empresa e propagar esta conversação, principalmente em redes sociais, ajudam no destaque do negócio.

Sendo assim é notório que estamos vivendo uma nova realidade e a empresa precisa se atualizar, estar imerso no mundo digital, ter suas plataformas interativas, proporcionando comunicação e conscientização aos consumidores, entendendo que cabe a esta nova perspectiva um velho ditado, “quem não é visto, não é lembrado”.