“A Propaganda é a alma do negócio”, como já diz o jargão. Mas será que a propaganda é isso tudo?

Já adiantando a resposta: sim, ela é importante. Investir em propaganda é um dos fatores de sucesso de qualquer empresa. Afinal de contas, você não compraria algo que nunca ouviu falar, não é mesmo?

No artigo de hoje você irá aprender de vez o que é propaganda, qual a diferença entre marketing e como utilizar melhor as mídias na sua propaganda.

O que é a Propaganda?

Essa ferramenta é uma estratégia sistemática de persuasão com fins ideológicos ou políticos. Visa influenciar as emoções, pensamentos, opiniões e ações do público com o objetivo de promover algo – seja uma ideia, causa, princípio, um produto, entre outros.

Com isso, objetiva-se propagar ideias utilizando-se de recursos psicológicos a fim de despertar emoções e estimular o consumidor à ação. Para que isso ocorra, a propaganda é realizada por meio de vários recursos, tais como: comerciais de TV, anúncios em jornais, revistas, meios digitais e, claro, o famoso “boca-a-boca”.

Propaganda, Publicidade ou Marketing?

Esse é um tema antigo e polêmico, que irá depender do ponto de partida da discussão. Segundo o Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), a publicidade e a propaganda seriam a mesma coisa, definidas como toda maneira de difusão de ideias, produtos ou serviços e que seja remunerada.

Em ambientes acadêmicos, a diferença está na compreensão de que a publicidade visa promover empresas, serviços e produtos. Já a propaganda estaria voltada para a difusão ou propagação de causas e ideologias.

Muita gente também confunde o marketing com a propaganda, apesar de ambos serem completamente diferentes. De modo geral, o marketing envolve a empresa como um todo, estando ligado diretamente com os 4P’s (produto, preço, praça e propaganda).

Como melhor utilizar as mídias na sua propaganda?

Não basta apenas divulgar e propagar uma ideia, é imprescindível saber como utilizar as mídias para obter resultados. Então vale a pena seguir algumas dicas:

1. Foque no público-alvo

A primeira coisa que se deve observar para ter eficácia com a propaganda é: ela precisa ser objetiva e focada sempre no público-alvo.

Por isso, é importante definir bem a persona e qual linguagem será utilizada. Além disso, é preciso saber onde o seu público está para poder alcançá-lo.

2. Tenha uma estratégia bem definida

Para realizar qualquer ação de propaganda, é importante traçar os objetivos e resultados que deseja alcançar.

Quer ter mais reconhecimento? Aumentar as vendas de um determinado produto? Com isso, estabeleça metas alcançáveis e mensuráveis.

3. Defina os canais corretos de comunicação

Se você definiu o seu público-alvo e estabeleceu sua estratégia, então é hora de pensar em quais canais você irá utilizar para alcançar seu público.

Será mais efetivo um comercial na TV ou aliar as propagandas ao marketing digital? É importante definir bem as ações em cada canal de comunicação.

4. Use gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são um modo automático que o cérebro humano opera. Os gatilhos da reciprocidade e o humor são alguns dos mais utilizados. Use-os sempre com sabedoria e adeque-os ao seu público.